Equalização na Música : como usar o equalizador?
O que é
Equalizar?
EQ
é uma ferramenta de modelagem de frequências. Da mesma forma que um escultor
usa um cinzel, da mesma forma que as mulheres usam maquiagem para mudar a
aparência de seus rostos, nós Beat Makers usamos o Equalizador para moldar e esculpir
a apresentação de nossos instrumentos de para que soem bem nos nossos ouvidos.
Os principais usos do equalizador:
1.
Esculpir e moldar a apresentação dos nossos instrumentos;
2.
Para controlar o equilíbrio entre os instrumentos;
Principais tipos de abordagens principais para a Equalização
1.
Equalização de corte;
2.
Equalização de Aumento;
Tipos de equalizadores
Equalizador Gráfico
Nesse tipo de equalizador a faixa de
frequência está dividida em porções iguais e cada porção representa uma faixa
de frequência, sendo mais usado para mixagem Live fazendo ajustes em grupos de
instrumentos para que soem bem em uma sala particular, ao
contrario dos equalizadores parametricos que são usados em instrumentos
individuais.
Equalizador do Fl Studio Mobile |
Marvel Graphic Eq. |
Marvel GEQ é um equalizador gráfico de 16 bandas de fase linear gratuito AudioUnit, AAX e plug-in VST com suporte a operação multicanal (suportando até 8 canais de entrada/saída, dependente de aplicativo de host de áudio) para aplicativos de produção musical profissional. O Marvel GEQ oferece amplos recursos de roteamento de canal interno e suporta processamento de canal intermediário/lateral.
O Marvel GEQ permite que engenheiros de áudio e músicos apliquem ajustes de EQ rapidamente, tanto para faixas de áudio quanto para mixagens completas. A filtragem de fase linear oferecida pelo Marvel GEQ é adequada para tarefas de equalização onde alta qualidade e excelente caráter sonoro são essenciais.
Equalizador paramétrico
Este
tipo é mais usado para equalizar usando um ou mais filtros, nos permitindo
manipular as frequências de forma mais detalhada e em elementos individuais.
Equalizador do Fl Studio Mobile |
Equalizador nativo do FL Studio |
Um Equalizador paramétrico oferece
controle total sobre a frequência principal, Ganho e a Largura de Banda- ou Q que
você pretende trabalhar. Na maioria dos equalizadores paramétricos é possivel traçar
pontos, arrastando-os através do espectro de frequência para a exacta
frequência que você pretende ajustar. Horizontalmente você tem o eixo do
espectro de frequência (20Hz a 20kHz) e verticalmente você tem o eixo decibéis.
Equalização baseada na Zona de mixagem
As zonas de mixagem são as zonas nas quais nos focamos mais durante a equalização de modo a evitar sobreposição de frequências entre instrumentos.
REGIÃO |
FREQUÊNCIA
(Hz) |
CARACTERÍSTICAS |
INFRASSOM |
Abaixo dos 20Hz |
Não ouvimos nem sentimos |
SUB GRAVE/SUB BASS |
20Hz até 60Hz |
Fundamentais do Kick e Bass (Sub) |
GRAVE/LOW |
60Hz até 250Hz |
Corpo do Bass/ Punch do Kick |
MÉDIO GRAVE/ MID LOW |
250Hz até 640Hz |
Presença do Bass/ Punch do
Snare/Corpo de Voses de Synths |
MÉDIO/MID |
600Hz até 2.5kHz |
Corpo da Musica |
MÉDIO AGÚDO/MID HIGH |
2.50kHz até 5kHz |
Região mais sensível ao nosso
ouvido |
AGÚDO/HIGH |
5kHz até 15kHz |
Presença/Clareza e Definição do
som |
AR/AIR |
15kHz até 20kHz |
Dimensão e Amplitude sonora |
Filtro high pass ou passa-alta (também chamado de Low-Cut/high-pass Filter)
Permite a passagem de todas as frequências acima do limite definido e corta as
frequências abaixo. Sendo normalmente usado para reduzir as
frequências graves desnecessárias num
determinado som.
Filtro Low Pass ou passa-baixa (também chamado High-Cut Filter)
Permite a passagem de todas as frequências abaixo do
limite definido e corta as acima. São usados para reduzir o chiado nas
frequências altas, eliminar ou reduzir um som agudo e alto.
Filtro Band-Pass
É a combinação de um filtro passa-alta e um filtro passa-baixa, que permite a passagem de uma determinada banda e corta o que está abaixo e acima, isto é, deixa passar apenas a frequencia dentro desse intervalo selecionado.
Os filtros passa-alta e passa-baixa são mais
gerais, enquanto um band-pass é muitas vezes usado para ajustes mais
específicos.
Equalização Mid-side
A
equalização mid-side é um processo em que você usa um equalizador para dividir um sinal estéreo
em canais do centro e laterais separados (Mid e Side) e processá-los
individualmente, normalmente no processo da equalização você esta apenas
afectando o canal Mid, por isso ao remover as frequências, sejam baixas ou
altas, em algumas faixas de som ainda resta um pouco das frequências que você
acha que removeu, esse sinal vem do canal Side. Esse é um capitulo mais
aprofundado aqui no meu blogue. CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE MID-SIDE EQ
Equalização usando a Regra dos 300 Hz
Um dos problemas mais frustrantes que muitos produtores encontram é uma low-end indefinida em suas mixagens. Os produtores se deparam com esse problema devido ao conflito de frequência entre instrumentos que ocupam a faixa de frequência de 20hz a 400hz de sua mixagem. A realidade é 20hz – 400hz é a faixa de frequência mais difícil para nós porque a nossa audição não é tão adaptada para perceber os detalhes nela. Por isso, para driblar essa limitação podemos seguir - A Regra dos 300.
A regra dos 300 afirma que se não for baixo, bumbo ou caixa, então você deve usar um filtro Passa-alto esses instrumentos em 300hz ou superior. Quanto mais alto você conseguir, sem perder as características principais, melhor para sua mixagem. Como você poder ver, o processo de equalização na mixagem é mais subtrativo do que aditivo, sendo assim, qualquer bom mixer estará usando cortes cerca de 80% do tempo e boosts cerca de 20% do tempo.
Controles Básicos em um Equalizador
Vamos olhar mais de perto os controles básicos
de um EQ. A maioria dos equalizadores têm todas seguintes configurações (exceto
para o Q, encontrado principalmente em EQs paramétricos).
Frequência - Este controle permite que você escolha qual
frequência você afetará com seu EQ.
Gain- Esse controle permite que você
escolha o volume do seu EQ em decibéis(dB). Geralmente vai de -15dB a +15dB.
‘Q’ ou Bandwidth - O Q é a largura do EQ,
o nivel de precisão do equalizador.
Um valor alto de Q vai te dar um Q “aperatado”, oque
soa melhor para cortes do que para impulsos pois não soa natural. Use-o
para remover uma frequência precisa.
Um valor mais baixo vai te dar um Q “largo” ou
“aberto”, que afetará as frequências em torno do seu principal foco. Este tipo de Q é melhor para dar um impulso na
faixa em questão e soa mais suave e mais orgânico para nossos ouvidos.
NOVA é um equalizador dinâmico paralelo. Aparecendo no layout familiar de um equalizador paramétrico, cada banda também inclui uma seção de dinâmica completa, permitindo que o processador cubra uma gama impressionante de aplicações. Seja um master sem densidade, o drum bus pedindo mais crocância ou um problema de sibilância em sua tomada perfeita: NOVA tem uma resposta elegante.
Um display de arrastar e soltar WYSIWYG amigável ao usuário emparelhado com uma interface clássica de "botão" oferece acesso rápido e suave aos vários parâmetros que impulsionam os poderosos recursos de processamento do NOVA. Com suas quatro bandas de equalização dinâmicas e seções de filtro passa-altas e passa-baixas adicionais, o NOVA pode atender às demandas mais exóticas. As funções intuitivas de volume igual ajudam a encontrar a configuração ideal sem se distrair com as diferenças de volume.
Na prática, o processador cobre todo um conjunto de tarefas:
Equalização paramétrica
Equalização dinâmica
Compressão seletiva de frequência
Compressão multibanda
Compressão de banda larga